Home > Notícias e Destaques > CEI Inácio de Lima Oliveira > O balangandã animou a brincadeira dos bebês
O africano balangandã
No dia 12/11/24, as professoras Maristanea Magalhães e Renata Feliciano, do agrupamento Berçário I E/F, desenvolveram com os bebês a atividade lúdica O balangandã, objeto de origem africana e devido ao seu formato tradicional era utilizado como amuleto. O balangandã recebeu esse nome pelo som que faz ao ser movimentado e deu origem ao brinquedo, utilizado para diversão, atividades esportivas e dança.
O objetivo dessa atividade foi ampliar o conhecimento e o desenvolvimento de bebês e das crianças, de maneira adaptada.
O balangandã, confeccionado com folhas de papel crepom colorida, barbante e fita crepe, foi apresentado aos bebês e a diversão foi garantida. Eles entenderam que poderiam brincar balançando o brinquedo e assim fizeram. Como apoio foi colocado um fundo musical e os balangandãs foram direcionados aos bebês, indicando como eles poderiam manuseá-los para se divertir.
Foi uma atividade lúdica, colorida e de movimentos e sons, da qual todos os bebês participaram e se divertiram, além de contribuir com o desenvolvimento integral. Trabalhar a diversidade na educação infantil motiva os bebês e as crianças e desenvolve habilidades sociais como empatia, respeito, solidariedade e consciência social.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.