Home > Notícias e Destaques > CEI Camélias > O jardim encantado repleto de cores
Jardim encantado
Diariamente, pela manhã, as professoras Sheyla Almeida e Tamires Rodrigues, do agrupamento Minigrupo I A/B, realizam uma roda de conversa com as crianças, buscando saber como foi o restante do dia anterior e também o fim de semana de cada um. Durante esse bate-papo, no mês de março, ao falar com as crianças sobre o início do projeto Cores e suas possibilidades, enquanto as professoras explicavam que iriam aprender muitas novas cores, a criança A. M. se lembrou de que na casa de sua avó tem muitas cores em suas plantas (plantas que sua avó tem no quintal). Partindo dessa escuta, surgiu a ideia de construirmos o jardim encantado do Minigrupo.
Perguntando às crianças sobre o que poderia ser feito para criar o próprio jardim, elas sugeriram ir ao parque externo e realizar uma colheita de galhos e flores. Elas também tiveram a oportunidade de criar suas próprias flores, pintando-as com as cores que desejavam, utilizando rolos de papel higiênico e tinta guache. E assim foi criado o painel coletivo de galhos com flores feitas de rolos de papelão e todas bem coloridas.
Trabalhar as cores na Educação Infantil tem como objetivo desenvolver a percepção visual, a coordenação motora, a criatividade, a memória e o raciocínio lógico; proporcionar diferentes cores por meio de histórias, pinturas, experiências sensoriais e desenvolver a percepção visual pelo uso das diferentes cores, além de trabalhar a percepção de igualdade, semelhanças, diferenças, maior, menor, leve e pesado.
Essa experiência, em contato com a natureza, tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças e a conservação do meio ambiente, e é sempre de grande interesse por parte de nossos pequenos.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.