Home > Notícias e Destaques > CEI Jardim Guanabara > Criando com argila e pedras coloridas           

12/05/2025

Criando com argila e pedras coloridas           

Criando com pedrinhas

No dia 25/04/25, as crianças do Minigrupo II A foram convidadas a vivenciar uma experiência sensorial e criativa, planejada e organizada pela professora Giselia Sousa. O contexto investigativo foi realizado na Sala de Referência, proporcionando para os grupos diferentes matérias como argila e pedras coloridas.

No primeiro momento, as crianças mostraram um olhar atento e curioso para os materiais disponibilizados. Cada gesto e fala revelavam um universo simbólico próprio, construído a partir da interação com os elementos oferecidos. O ato de separar, comparar e nomear as texturas e cores das pedrinhas mostrou o potencial expressivo investigativo de cada criança.

Em um momento inesperado, Luís Miguel se expressou de forma espontânea e intensa, chamando a atenção da professora ao dizer: “É o Tutu”. O tom da sua fala revelou uma necessidade premente de compartilhar seu pensamento. Ao ser questionado sobre quem era o Tutu, ele respondeu rapidamente: “Um animal”. A naturalidade com que associou a experiência sensorial com um ser imaginado reforça a capacidade criativa e associativa das crianças.

A conversa seguiu com uma nova pergunta: “Onde mora esse animal? Luís Miguel, com convicção, afirmou: “Na água”.

Essa resposta evidencia como, no brincar e nas interações, as crianças conectam seus conhecimentos prévios com novas experiências. A argila e as pedrinhas coloridas, que antes eram apenas materiais disponíveis para exploração, passaram a ser elementos que despertam narrativas e significados próprios.

Outro momento de encantamento ocorreu quando Eduardo, observando as pedras espalhadas pelo chão, exclamou: “Professora, olha que lindo o arco-íris!”. Sua percepção estética e sensível revelou como as crianças constroem relações entre o que veem e o que sentem, valorizando a beleza dos pequenos detalhes.  A partir dessa observação, ele iniciou um processo de organização, separando as pedrinhas por cores dentro de um copo, demonstrando um pensamento lógico e emergente.

Dessa forma, a proposta com argila e pedrinhas coloridas reafirma a importância de experiências que favorecem a imaginação, a criatividade e o diálogo entre as crianças. O brincar não é apenas um ato lúdico, mas um espaço de aprendizado, no qual as crianças experimentam, criam e significam o mundo ao seu redor.

Compartilhe:  

Mais SBSC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Sociedade Beneficente São Camilo

A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.