Home > Notícias e Destaques > CEI Parque Residencial Cocaia > Um livro e uma cabana: começa a leitura
Cabana literária
Com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura, ampliar o repertório oral e estimular a imaginação das crianças, a turma do Minigrupo II, do CEI Parque Residencial Cocaia, participou da atividade denominada Cabana Literária, organizada pela professora Carla Carvalho, que teve como foco principal criar um ambiente acolhedor e lúdico, favorecendo o contato espontâneo e prazeroso com os livros.
Para a ambientação foram colchonetes e almofadas dispostos de forma a transformar o espaço da sala em uma verdadeira cabana de leitura, e despertando nas crianças a curiosidade e o encantamento.
Durante a vivência foi possível observar alto nível de envolvimento e participação por parte de todas as crianças. Mesmo sem ainda dominar a leitura convencional, os pequenos realizaram suas “leituras” por meio da observação das imagens, utilizando a linguagem oral para narrar suas próprias versões das histórias. A interação entre os colegas também foi bastante significativa, promovendo momentos de escuta, partilha e construção coletiva de sentidos.
As crianças demonstraram entusiasmo, criatividade e muita imaginação, elementos fundamentais no processo de desenvolvimento da linguagem, da expressão e do pensamento simbólico. Além disso, a atividade contribuiu para o fortalecimento do vínculo com o universo literário, valorizando a leitura como prática prazerosa e significativa desde os primeiros anos da infância.
A experiência com a Cabana Literária evidenciou a importância de proporcionar vivências que estimulem o imaginário infantil e promovam, de forma intencional e sensível, o desenvolvimento integral das crianças por meio da literatura.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.